Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ANITA GARIBALDI – 56 ANOS !!! PARABÉNS !!!

Compartilhe:
789

Parabéns Anita Garibaldi pelos seus 56 anos de emancipação!

História do Município de Anita Garibaldi.

Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800  registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos, seguindo-se mais tarde em  1825, o aparecimento de tropeiros dos vizinhos, Estados do Paraná , São Paulo e Rio Grande do Sul, destacando-se acampamentos para sesteadas no local onde está  situado o prédio da Prefeitura do Município, e a Praça Paulino Granzotto. Nestas ocasiões além do comércio normal com as mercadorias transportas pelos tropeiros, sempre havia troca e compra de animais de cavalgadura. Por esse motivo o local ficou conhecido com o nome de ” Rincão dos Baguais”.

 

No ano de 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram, as matas para o desenvolvimento da agricultura dentre elas destacaram-se as famílias de Paulino Granzotto, e seus irmãos Ângelo e José, Benevenuto Menegazzo, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti,  João Pacheco de Andrade, Bernadino Ribeiro, Franscisco José Ribeiro e Joaquim Fermino Varela. Com a força de vontade destes, surgiram as primeiras iniciativas para o desenvolvimento da lavoura e a criação de gado, como conseqüência surgiu o primeiro estabelecimento comercial de Paulino Granzoto  em  1905, foi também construída a primeira escola. Na primeira escola foram os primeiros professores: Bradamante Salmoria depois João Bento da Silva e mais tarde Alzemiro Souza. Poucos anos depois no ano de 1912, em homenagem ao Governador do Estado, Hercílio Luz, os colonizadores que no local viviam deram o nome de Colônia Hercílio Luz.

 

O nome atual do município, traduz a homenagem que os catarinenses prestam a grande figura da ilustre mulher, nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro e famosa no Brasil e no mundo, com o nome de Anita Garibaldi, herdado de seu segundo marido, Giuseppe Garibaldi. Este representa, seu idealismo e papel histórico que desempenhou, um personagem grato aos brasileiros, uruguaios,argentinos, e sobretudo aos italianos, sendo conterrâneos, que tiveram em sua límpida espada, a que unificaria a Itália.

 

 

O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 

Ao longo de uma luta constante de seu povo Anita Garibaldi conseguiu sua Emancipação Política, sendo assim elevada à categoria de Município independente de Lages. O Distrito de Anita Garibaldi estava confinado e muito distante da sede Municipal de Lages e assim seu povo abandonado os problemas eram muitos e quase sempre sem solução devido à distância do Distrito.

 

Os moradores do Distrito percebendo o destacado impulso de progresso através de madeira e da agricultura começaram a difundir a idéia de um movimento que visava  a autonomia deste lugar, este movimento liderado pelos Senhores Miguel Baby Sobrinho e Euclides Granotto e muitos incentivados pelas demais pessoas deram início a campanha que durou de 1958 a 1960 e foi com grande euforia que os moradores receberam  a noticia da conquista de sua autonomia política.

 

Pela Lei n°. 730 de 17 de junho de 1961, sancionada pelo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina Celso Ramos, foi   criado o Município de Anita Garibaldi. Na época o prefeito do Município de Lages, Senhor Vidal Ramos Júnior e no mesmo ano, ou seja, no dia 04 de dezembro de 1961 deu a instalação oficial do município e o pequeno mundo tornou-se grande no cenário catarinense. Após esta grandiosa conquista a preocupação seria a respeito de um prefeito para comandar o novo município e como não era período eleitoral foi nomeado para exercer o importante cargo o senhor Amauri Goulart que desempenhou suas funções no período de 1961 a 1963, quando o povo de Anita Garibaldi elegeu o novo chefe do Executivo e a primeira Câmara Municipal.

 

O primeiro Prefeito Municipal eleito foi o Senhor José Pereira Neves, cidadão ilustre, natural do município de Lages e o primeiro chefe Executivo Municipal a se eleger pelo voto direto da população Anitense. Juntamente com José Pereira Neves foi eleita a primeira e histórica Câmara Municipal que ficou constituída pelos seguintes vereadores: Idalino Fernandes Sobrinho, Osvaldo José Baby, João Arides de Matos, João Fabris Celeste Beltrame, Arnoldo Wergutz e Livino Freitas. Na seqüência foram eleitos os seguintes Prefeitos Municipais: José Pereira Neves (1965 a 1968), Oswaldino Baby (1969 a 1972), Izidoro Marin (1973 a 1976), José Pereira Neves (1977 a 1982), Antônio Andrade de Mattos (1983 a 1988), Izidoro Marin ( 1989 a 1992), Antônio Andrade de Mattos (1993 a 1996), Rui Candido Duarte (1997 a 2000), Roberto Marin ( 2001 a 2004), Rui Candido Duarte (2005 a 2008), Roberto Marin ( 2009 a 2012 ),Ivonir Fernandes da Silva (2013 a 2016) e João Cidinei da Silva, atual Prefeito de Anita Garibaldi.

Deixe seu comentário: