Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CHUVA PREVISTA DEVE AMENIZAR CALOR

Compartilhe:
tempo-marcelaramos-1

A primavera ainda não chegou, mas o clima típico da estação já estreou por Santa Catarina. As altas temperaturas desta semana surpreenderam, fazendo a população tirar as roupas mais leves do armário. A previsão para os próximos dias é que o calor dê uma amenizada, com a chegada de uma leve chuva hoje.

De acordo com os meteorologistas, até a semana passada, o mês de setembro estava registrando temperaturas mais baixas que o normal na Serra Catarinense. Mas, durante esta semana, os termômetros chegaram a passar dos 30ºC, mudando as estatísticas.

Isso ocorre devido ao domínio de uma massa de ar quente, vinda da parte central do Brasil. “A questão é que veio com muita força”, acrescenta. Normalmente, as temperaturas médias de setembro ficam entre os 12ºC ou 13ºC. O problema agora é a falta de chuvas, que mesmo ocorrendo de forma singela esta semana, não é o suficiente para dar fim à estiagem que acontece desde junho.

 

Ressaltamos, que mesmo precisando de chuva, o interessante é que elas ocorram de forma espalhada e não de uma vez só, para evitar o risco de enchentes.

 

Segundo as previsões, esse trimestre tem previsão de chuva abaixo da média climatológica nas regiões Oeste e Meio-Oeste e próxima a média do Planalto ao Litoral. Há indicativo de chuva melhor distribuída no estado, com valores mais significativos e aumento de temporais.

 

Transição de estações

Setembro e outubro marcam a transição inverno e verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste. Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registram a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210mm a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140mm a 180mm da Serra ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm em média.

 

Quanto à questão da temperatura, esta ficará próxima e acima da média climatológica em Santa Catarina, no trimestre. Especialmente na primeira quinzena de setembro, ainda podem chegar massas de ar frio, com curta duração, e formação de geada fraca, sobretudo nas áreas altas da Serra. No decorrer da primavera, o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos

Deixe seu comentário: