Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CRIANÇA DE 4 ANOS É DIAGNOSTICADA COM MENINGITE PNEUMOCÓCICA EM ANITA GARIBALDI

Compartilhe:
meningite-pneumococica_19115_l

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

 

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão. A meningite C é uma das formas mais graves de meningite bacteriana.

 

Os casos de meningites geralmente sensibilizam a população porque alguns dos quadros da doença podem evoluir rapidamente e causar complicações neurológicas, como problemas auditivos, além do risco de morte.

 

Aqui em Anita Garibaldi, o assunto veio à tona após surgir informações de que uma criança de 4 anos e aluna do C.E.I Anir Dalmora não ter passado bem na instituição de ensino, na tarde da última terça feira (19) supostamente em consequência da doença. E segundo informações, está confirmado ser Meningite Pneumocócica. A criança está hospitalizada na cidade de Lages.

 

Vacina

O Programa Nacional de Imunização (PNI) dispõe de vacinas que podem prevenir algumas formas de meningite (BCG, Meningo C, Haemophilus B, Pneumocócica). Em relação à doença meningocócica, a vacina meningocócica C conjugada encontra-se disponível para crianças a partir de 3 meses de idade até menores de 5 anos. Os menores de um ano precisam tomar três doses. Desde 2017, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina para adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos, que recebem um reforço da vacina ou dose única. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do SUS.

Deixe seu comentário: