Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ESTADO AINDA CONTABILIZA PREJUÍZOS DO CICLONE “BOMBA”

Compartilhe:
ciclone-bomba-causa-devastac%cc%a7a%cc%83o-no-sul-do-pais-6-640x360

Uma semana após a passagem do “ciclone bomba” que atingiu o Sul do país, o Governo de Santa Catarina ainda contabiliza os estragos, mas estima que o prejuízo seja de R$ 277,8 milhões. O governo decretou ainda na semana passada estado de calamidade pública.

.

O fenômeno resultou na morte de 13 pessoas, sendo 11 delas em Santa Catarina, uma no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. Há ainda duas pessoas que morreram enquanto trabalhavam arrumando casas: uma em Garuva e outra em Piçarras, no Norte catarinense.

.

Além de contabilizar os estragos do último ciclone, a Defesa Civil catarinense está acompanhando a formação de um novo ciclone extratropical entre terça-feira (7) e quarta-feira (8).

.

Ao menos 204 cidades foram atingidas, 57 pessoas estão desabrigadas e 302 desalojadas. Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil na noite de segunda (6), mais de 80 mil itens como telhas, colchões e cestas básicas foram entregues em 34 cidades.

.

Mais de 1,5 milhão de imóveis ficaram sem energia elétrica na semana passada por causa do ciclone e centenas delas continuavam sem o serviço, principalmente nas unidades consumidoras do Norte catarinense e na Grande Florianópolis. Dados parciais da Secretaria de Estado da Educação contabilizam que ao menos 356 escolas, ou seja um terço das unidades da rede, tiveram prejuízos com os temporais.

.

 Novo ciclone em SC

Os meteorologistas  dizem que o ciclone desta semana não se compara ao ciclone bomba, pois tem menor intensidade.

“O ‘ciclone bomba’ deu origem a uma frente fria muito forte que gerou uma linha de instabilidade responsável pelo vento forte da semana passada. Este agora também dará origem a uma frente fria, mas bem menos intensa”.

A temperatura deve ficar entre 14ºC e 23ºC no estado ao longo desta quarta-feira e os ventos podem chegar a 80 km/h.

.

Há previsão de chuva volumosa para o Sul, Oeste, parte do Vale do Itajaí, para a Serra e Grande Florianópolis, com risco de alagamentos, deslizamentos e ainda de inundações pontuais, segundo a Defesa Civil.

.

Dos 204 municípios catarinenses com estragos registrados na semana passada, 121 registraram os danos no Sistema do Ministério da Integração Regional. Por isso, segundo a Defesa Civil, mais cidades ainda devem registrar os danos e o prejuízo pode ser ainda maior.

Ainda de acordo com o órgão, os prejuízos no estado catarinense foram principalmente no sistema elétrico, de telecomunicação, sistema de esgotamento sanitário, agricultura, indústria, além das centenas de casas destruídas e ao menos um terço das escolas estaduais atingidas.

Veja abaixo os prejuízos por setores, conforme divulgado pelo Estado:

Prejuízos com ciclone bomba em SC por setores, segundo o governo do estado — Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação

Deixe seu comentário: