Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

INVERNO COM CHUVA E TEMPERATURA ACIMA DA MÉDIA EM 2019

Compartilhe:
chuva__1

Previsão de chuva acima da média climatológica no trimestre, em SC. Continua a condição de chuva significativa, com valores acima da média especialmente nos meses de junho e julho. O fenômeno El Niño mantém a nebulosidade e a chuva frequentes no Estado.

No trimestre os valores de chuva variam de 70 a 110 mm do Planalto ao Litoral, de 110 a 150 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, sendo que em junho as áreas do Oeste próximas ao Paraná tendem a apresentar valores próximos a 170 mm. A presença mais frequente de correntes de jato (ventos fortes em níveis médios e altos da atmosfera) contribui para intensificar as frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos que são os principais responsáveis pela chuva deste período em SC.

Durante o outono os ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

No trimestre a temperatura estará acima da média climatológica, em SC. A nebulosidade e chuva mais frequentes amenizam o frio, deixando os valores de temperatura mínima acima do esperado para a época do ano. Pelo menos duas massas de ar frio chegarão com mais intensidade ao Sul do Brasil provocando frio, porém com duração pouco prolongada, devido ao fenômeno El Niño.

O inverno será ameno em SC, as ondas de frio serão escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos. As massas de ar de origem polar, típicas da estação, trarão temperatura próximo a zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul.

São características do inverno: a ocorrência de geada nas áreas mais altas de SC e nevoeiros nas primeiras horas da manhã, associados à nebulosidade baixa com redução de visibilidade.

 

Deixe seu comentário: