Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

JANEIRO SERÁ A DESPEDIDA DE Dr. CLÓVIS DE ANITA GARIBALDI (Correio dos Lagos)

Compartilhe:
15138855487100a398_l600

Certamente, se você mora ou já residiu em Anita Garibaldi sabe quem é Clóvis Cechin. Ele é o médico que por mais tempo exerce essa atividade no município e conquistou o afeto da população, não só ele como a esposa Neusa Schlösser Cechin.

 

Naturais de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o casal está residindo em Anita há 40 anos e em janeiro de 2018 deixarão de morar no município.

 

Era o dia 22 de fevereiro de 1978 quando o casal se instalou em Anita, através de um convite da irmã Amália, do Hospital Frei Rogério, que mandou uma carta para que o médico clínico-geral viesse em substituição ao médico Elpídio. Naquela época, ele trabalhava em Bocaina do Sul.

 

Porém, em 1972, recém-formado, ele recebeu uma informação que teria vaga para trabalhar em Anita, mas quando chegou à cidade a vaga já estava preenchida. “Portanto já conhecia essa cidade e quando deu certo a vaga, logo aceitei. Eu e a Neusa, nos identificamos logo de primeira”, lembra Dr. Clóvis, como é respeitosamente chamado pela população. “Percebi que aqui tinha mais oportunidade de trabalho naquele tempo, para poder deslanchar profissionalmente. Trabalhava junto com o colega Dr. Natal. Na época tinha passado no concurso do INPS em Lages, mas atendi ao convite das irmãs para vim analisar a proposta em Anita. Viemos para ficar até dois anos, mas fomos gostando e ficamos 40. Fomos nos envolvendo tanto profissionalmente quanto socialmente”, completa.

 

Pais de dois filhos: Daniel com 42 anos e Letícia com 38, o casal destaca: “Eles também gostam muito de Anita e se criaram aqui”.

 

Atualmente aos 73 anos, Dr. Clóvis é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, ele relata que sempre teve vocação para a profissão. “Desde os tempos primários já tinha vontade de ser médico. Fiz a faculdade gratuitamente, consegui passar na primeira tentativa do vestibular”, comenta. Posteriormente fez vários cursos de aperfeiçoamento e também estágios.

 

A ligação com o município de Anita é muito forte para ambos. “O tempo vai passando, e com o trabalho e o entrosamento fez com que tornássemos membros da comunidade de Anita. A nossa vida ficou aqui”, destaca o casal.

 

Os dois filhos e três netos residem em Santa Maria e buscar ficar próximo da família é o grande motivo que determinou eles a deixarem de morar em Anita. “Sentimos a necessidade de estar mais perto deles, também com a idade avançando se faz mais necessário estar mais ao lado da família”, explicam.

 

Clóvis é aposentado há 10 anos pelo INSS e há dois anos pelo estado, mas nunca deixou de trabalhar. “Estarei trabalhando pela comunidade anitense até o último dia que estiver morando aqui. O melhor médico é o que está mais perto, tem que estar presente”, frisa.

 

A sua ida para Santa Maria marca o encerramento das atividades profissionais do médico, mas ele ressalva: “Pretendo frequentar associações médicas, participar de equipes científicas, palestras de esclarecimento, enfim, vivenciar a Medicina, mas sem compromisso maior, continuar ligado a minha profissão, que é só o que eu sei fazer”.
Dona Neusa também sempre colaborou com a comunidade em trabalhos voluntários. “Tivemos oportunidade de entrar em todos os lares anitenses. Nossa convivência foi por laços de alegria, de dor ou através da saúde. É muito difícil se desligar de todas essas pessoas, uma dor muito grande no coração. Vamos levar conosco pra sempre essa amizade”, diz emocionada.

 

Agradecer é palavra em destaque do casal que recebeu o título de cidadãos anitenses. “Tanto eu quanto a Neusa agradecemos muito a amizade, solidariedade dos cidadãos de Anita, que tão bem nos receberam e nos acolhem até hoje, se tornaram íntimos de nós. Nunca vamos esquecer o carinho, por isso dizemos que a comunidade de Anita é nossa família. É muito tempo onde construímos laços de respeito e amizade. Agradecemos a população, órgãos públicos e as Irmãs da Divina da Providência”.

 

Dr. Clóvis destaca que é um encerramento de um ciclo, onde a receptividade do povo de Anita e consideração com o trabalho do médico jamais serão esquecidas.

 

Por fim, as palavras do médico tão adorado de Anita e da Região dos Lagos, dedicadas a cada cidadão: “Jamais esquecerei o tempo que aqui vivi. Sempre levarei no coração as melhores lembranças desse povo que tão bem nos acolheu e onde nos dedicamos nossa vida profissional e social. Período que ficará marcado eternamente. Desejamos que Anita prospere. O povo de Anita além de ser guerreiro, é feliz, corajoso, que não deixa de lutar. Não vamos nos separar dos nossos amigos. Jamais. Só não ama Anita, que não a conhece verdadeiramente”, conclui Dr. Clóvis, o médico que também jamais será esquecido pela região e cidade que tanto se dedicou.

 

“Uma maneira de demonstrar gratidão, carinho e confiança. Os primeiros cuidados, exames, sempre com muita dedicação, profissionalismo e atenção como vizinho, conhecido amigo da família. Cidade pequena tem muitas coisas boas e essa é uma que dá para destacar, todos conhecem todos, um oi, um bom dia e assim passamos por um e outro.
Dr. Clóvis, aquele que ajudou meus filhos a nascerem, muita correria a cada febre, dor, uma visita ao médico e não foram poucas, muitas, muitas e muitas vezes, três filhos, vocês podem imaginar quantas vezes fui o hospital, até a sua casa cheguei (ou melhor invadimos sua casa) desesperados pedindo por ajuda, ele sempre com muita calma e paciência nos atendia. Quantas luxações, cortes e quebraduras e ele sempre nos atendendo com paciência e profissionalismo. Hoje não é o dia do Médico, mas é um ótimo dia para dizer que temos confiança em seu serviço e agradecê-lo por fazer parte de nossas vidas. Muito Obrigada!”

Deixe seu comentário: