Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

MUNICÍPIOS ATUAM EM REGIME DE COLABORAÇÃO PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Compartilhe:
whatsapp-image-2022-07-26-at-14-29-47

Santa Catarina tem grande experiência em ações municipalistas e o cooperativismo está presente no estado. Quem também se beneficia com o trabalho colaborativo é a educação.

.

Municípios da Região dos Lagos já trabalham unidos por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). A história de cada um dos Arranjos foi contada em três e-books com o objetivo de inspirar a realização de trabalhos colaborativos entre municípios de uma mesma região em prol da melhoria dos indicadores educacionais.

.

Ao todo, serão lançadas 13 publicações com a trajetória dos primeiros ADEs brasileiros. O trabalho de resgate dos detalhes da implantação, do crescimento e dos planos para o futuro de cada uma das iniciativas está sendo conduzido pelo Instituto Positivo, incentivador do Regime de Colaboração – mecanismo que busca fortalecer a gestão municipal para uma educação com mais qualidade, equidade e inclusão.

.

Participam do ADE Serra Catarinense, 4 municípios dos Lagos: Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro.

.

Um diferencial deste ADE é a existência de uma equipe dedicada integralmente ao Arranjo, a qual conduz os trabalhos com ampla participação dos secretários de educação e equipe técnica.

.

Apesar do pouco tempo de implantação, o ADE Serra Catarinense já realiza diversas ações, como: compra compartilhada de materiais escolares, esportivos e de informática; revisão e atualização da legislação municipal dos 17 municípios; contratação do serviço de avaliação do CAED/UFJF para os sistemas de ensino; realização de seminários microrregionais e regionais; e elaboração de diretrizes regionais para a Educação Especial e minutas de resolução para conselhos municipais de educação.

.

A organização dos municípios em Arranjo trouxe impactos positivos nas políticas educacionais no território, merecendo destaque: mais acesso à informação qualificada e atualizada; ampliação da participação da comunidade escolar; canalização dos investimentos públicos em áreas e temas estratégicos; organização de formação para os profissionais da educação; contato com outros municípios do país por meio da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação.

.

ONERES LOPES

Deixe seu comentário: