Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

NOSSA REGIÃO É CONTRÁRIA AO RETORNO DAS AULAS DIA 19

Compartilhe:
mapa-amures

Um dia após as Secretarias de Estado da Saúde e de Educação publicarem a portaria nº 778 que regulamenta o retorno às atividades presenciais nas escolas públicas e privadas em Santa Catarina, os prefeitos da Amures decidiram por unanimidade na tarde desta quarta-feira (07), manter as medidas de restrições e combate à Covid-19 e manter as aulas essencialmente na forma não presencial nos 18 municípios da Serra Catarinense.

.
A assembleia dos prefeitos por videoconferência, contou com participação dos Secretários Municipais de Educação, que também se posicionaram contrários ao retorno das aulas presencias. O coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Carlos Moreira, relacionou aos prefeitos inúmeras justificativas para a não retomada, com base em dados coletados junto aos municípios e familiares de alunos. Como compra de equipamentos de proteção individual – epi`s e por estar próximo encerramento do ano letivo e o risco de novas contaminações pelo aumento de circulação de pessoas, uma vez que as crianças são, em geral, assintomáticas.

.
O presidente da Amures, prefeito de Correia Pinto Celso Rogério Alves Ribeiro, observou também, que há limitações orçamentárias e financeiras. “Nossa decisão é de colegiado e assim evitamos aglomerações como tem recomendado o Ministério Público”, frisou. O prefeito de Lages, Antônio Ceron lembrou que se houver uma piora da Matriz de Avaliação de Risco Potencial com as aulas presenciais em curso, pode piorar a situação e gerar inúmeras dúvidas tanto entre gestores quanto na população.
Para os prefeitos, já que está havendo uma redução do número de novos casos, a prioridade deve ser a proteção a vida e uma possível retomada de aulas presenciais neste momento, mesmo que com ensino híbrido, pode contribuir para uma possível nova onda de contágios pelo coronavirus.

.

Segundo pesquisa do Cisama junto às famílias, entre 40% a 90% das famílias responderam às Secretarias de Educação que não enviarão os seus filhos/dependentes com o retorno das aulas presenciais.
Os prefeitos trataram, ainda, sobre transporte escolar dos alunos da rede estadual que é feito pelos municípios. Na próxima semana o assunto será discutido caso a caso junto com a Secretaria de Estado da Educação.

Deixe seu comentário: