Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PREVISÃO DO TEMPO PARA MAIO, JUNHO E JULHO

Compartilhe:
chuva-forte

Em maio o padrão atmosférico, observado em abril, muda e a chuva volta a ocorrer com regularidade em SC, por vezes com acumulados significativos, deixando a média do mês próxima a acima da média histórica. No entanto, a partir de junho a previsão é diminuição de chuva novamente. Desta forma, o trimestre (maio, junho e julho) deve fechar com chuva próxima a abaixo da média climatológica.

 

 

Climatologia (o que se espera para época do ano):

No mês de maio, os valores esperados de chuva variam de 110 a 200 mmem média do Oeste ao Planalto e 70 a 130 mm nas demais regiões.  Nos meses de junho e julho, a média climatológica é de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral, sendo o mês de julho menos chuvoso em relação a junho.

As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

 

Temperatura:

Previsão de temperatura próxima a acima da média climatológicano trimestre. No decorrer do mês de maio, as massas de ar frio devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, por vezes com formação de geada ampla em Santa Catarina. Especialmente nos meses de junho e julho episódios de neve podem ocorrer, sobretudo no Planalto Sul.

 

São caraterísticas do outono/inverno: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 25°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Deixe seu comentário: