Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SETEMBRO E OUTUBRO EM SC

Compartilhe:
1202_chuva_tempo_meterologia_2

Em setembro deve predominar um padrão mais seco em SC, com chuva abaixo da média climatológica e risco de queimadas frequentes, sobretudo na primeira quinzena. Em outubro e novembro há previsão de chuva mais frequente e aumento do volume, resultando em valores próximos a climatologia.

Agora na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem. 

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando início as chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 mm em média, no estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente a passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.
 

A previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC, no trimestre. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda podem chegar massas de ar frio com formação de geada fraca. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

Também são caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Deixe seu comentário: