Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PROGRAMAÇÃO ON-LINE DA RÁDIO ALEGRIA FM PODERÁ FICAR VULNERÁVEL

Compartilhe:
internet-fibra-optica-ou-radio-qual-a-melhor-opcao-para-a-sua-casa-650x366
A nossa programação transmitida na Internet sofrerá oscilações e deverá se comportar de forma vulnerável nas próximas horas.
.
Uma atualização realizada pelo navegador Google Chrome deixou inativo o streaming de grande parte das emissoras de rádio brasileiras. A versão 80, lançada neste mês de fevereiro e que tem propagado entre os usuários, impede a execução de áudio de streaming cujo domínio não esteja em HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou, na tradução livre, Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). O motivo, é estimular os desenvolvedores e empresas de tecnologia a migrarem para o novo protocolo. Futuramente o navegador também impedirá a execução de imagens que não estejam em HTTPS.
.
Entenda:
Se um link de streaming estiver começando em http://, por exemplo, ele não será executado em portais e sites que já dispõe do protocolo HTTPS, ou seja, aqueles que começam em https://. E isso deve se estender, com a possibilidade futura dos sites que ainda estejam no protocolo HTTP (sem o S no final) de não funcionarem corretamente.
.
 O problema é grande para as rádios brasileiras. A maioria dos servidores de streaming ainda não migraram os seus serviços para o formato HTTPS, deixando as rádios offline para quem acessa via Google Chrome, seja no acesso via desktop, como também no Android (smartphones).
.
Como o navegador Google Chrome é hegemônico (conta com mais de 80% do tráfego de internet), é possível considerar que já um apagão das rádios quando se trata de streaming.
.
Problema poderá ser maior no futuro
Com a chegada do Chrome 80, “os recursos de áudio e vídeo serão atualizados automaticamente para HTTPS e, se o navegador não conseguir carregá-los com segurança, os bloqueará de imediato”.
.
Possivelmente o próximo passo do Chrome é bloquear imagens e outros conteúdos em HTTP. Posteriormente é cogitado o bloqueio de acesso a sites que ainda não estejam em HTTPS.
.
Rádios: Como resolver?
As rádios que ainda possuem links de streaming em HTTP devem entrar em contato com urgência com seus fornecedores de streaming para solicitar a migração, mesmo que o portal da emissora ainda opere em HTTP (o streaming em HTTPS responde normalmente aos sites e portais com o protocolo antigo).
.
Boa parte dos fornecedores de streaming já estão cientes do problema. Alguns, consultados pelo tudoradio.com, já estão providenciando a migração para o protocolo HTTPS de seus clientes.
.
Como o Chrome faz a tentativa automática de executar o link em HTTPS, se o servidor de streaming conseguir migrar o endereço do áudio para o novo protocolo sem alternar domínio e porta de áudio, é possível que o acesso ao streaming seja liberado em todos os locais sem a necessidade de troca de links em sites e agregadores.
.
Ouvintes podem agir…
Há uma maneira momentânea para que os ouvintes tenham acesso aos streaming “não seguros”, desbloqueando o conteúdo das configurações do site na barra de URL.
.
Segundo Nylcynho Mota, radialista e responsável técnico das transmissões na internet da Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi, o problema já está sendo resolvido com um diferencial, aos ouvintes conectados com a emissora anitense.
.
“Percebi a mudança e atualização do navegador, e já migramos a maioria de nossos conteúdos para o atual modelo. Tais mudanças não estão sendo sentidas pelos nossos ouvintes, porque estou fazendo no período da noite/madrugada. Horário em que nossas transmissões ficam desligadas. Mas algumas oscilações e vulnerabilidade não estão descartadas. Até porque são muitos códigos e protocolos a serem seguidos. Qualquer erro meu é crucial para maiores transtornos”. Finaliza Nylcynho Mota.

Deixe seu comentário: