Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PROJETO DE SUCESSO – FUTEBOL FEMININO DE ANITA GARIBALDI

Compartilhe:
3452b7591c3d95f16ebd3ca0f6eac17a_l

Com uma área de 588.612 quilômetros quadrados, o município de Anita Garibaldi, localizado na serra catarinense, se destaca pela agricultura e a pecuária. Mas, além deste dois setores, a cidade se destaca por um projeto de futsal feminino que vem dando bons frutos nos últimos anos: o Projeto Futsal da Associação Atlética Superação, fundado em 2002.

.

Ao todo a iniciativa contempla 120 meninas entre 7 a 16 anos em sua maioria de baixa renda, comandadas por uma amante incondicional do esporte: a professora Marilei Lourenssi Oliveira, da  Escola Municipal Escola Padre Antônio Vieira.

.

Tanta dedicação trouxe frutos, muitos dos quais, títulos de fases municipal e regional de competições da Fesporte como Campeonato Catarinense Escolar de Futebol – Moleque Bom de Bola e também Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

.

Para quem acompanha as competições de esporte de base da Fesporte e observa o técnico à beira da quadra, do campo ou de qualquer outro espaço esportivo, com aquele jeito de pai ou mãe, ora dando bronca, ora incentivando, abraçando, comemorando ou chorando com os atletas, pela derrota ou pela vitória, muitas vezes não se dá conta do caminho trilhado para criar e manter um projeto esportivo de base, propondo aos jovens ações de inclusão. É um trabalho difícil, sobretudo quando se trata de instituições e municípios com poucos recursos. Resta ao profissional de Educação Física muita abnegação, força de vontade e criatividade.

.

A professora Marilei Oliveira é tudo isso e muito mais desde que o projeto foi fundado em 2002. A educadora conta que começou a ação na rede particular, enfrentando preconceito e tentativas de frustração do projeto. Em 2010, efetivou-se servidora do município, vinculando o projeto à Escola Padre Antônio Vieira. “As primeiras atletas a participarem eram alunas do Centro Educacional Sonho Meu, hoje sede do pólo da Faculdade Censupeg”, lembra Marilei, que destaca que os primeiros treinamentos eram realizados em quadra rústica, da própria escola, pois não havia outros espaços adequados e equipamentos disponíveis para o desenvolvimento das atividades do projeto nessa época.

.

Rafaelly Silva, de 11 anos, veio da Paraíba para Anita Garibaldi (Foto: arquivo pessoal)

 “A fase inicial do projeto contou com o meu trabalho voluntário, sem apoio do poder público, onde eu não recebia nada por isso”, lembra a fundadora. Em virtude de boa aceitação e expansão, a Censupeg começou a apoiar nosso projeto, sendo eles os responsáveis financeiramente por muitas coisas, até hoje, nossa patrocinadora”, diz Marli.

.

Mais tarde, superando machismo, preconceito e falta de apoio, a prefeitura municipal finalmente começou a apoiar o  projeto integrando-o à Coordenadoria Municipal de Esporte.

.

Em setembro de 2011, a partir de uma ação coletiva de todos os envolvidos no projeto, foi criada a Associação Atlética Superação para dar suporte e manter o projeto em atividade.

.

Parceria com as Leoas da Serra

Mas, o salto qualitativo do projeto veio em 2018 após uma parceria com a equipe de futsal feminino das Leoas da Serra, de Lages, que está entre as melhores do mundo. O clube lageano começou cedendo ao projeto materiais esportivos como tênis, camisetas, calções, meias e luvas. Em troca, abriu as portas para que meninas, a partir de 16 anos, possam ingressar na equipe lageana. Nos últimos anos as Leoas da Serra participaram de competições como Joguinhos Abertos e Jesc 15 a 17 anos, tendo em seu plantel meninas de Anita Garibaldi como a goleira Natália de Medeiros, as pivôs Maria Eduarda de Jesus e Francine Goulart, a ala direita Vitória Mendes, além da central Ingrid Neri.

.

 Agora, em 2021, a parceria foi oficializada transformando o futsal feminino de Anita Garibaldi como um dos pólos oficiais das Leoas da Serra.

.

Entre os diversos talentos que buscam um lugar ao sol no Projeto da Associação Atlética Superação está Rafaelly Silva, de 11 anos, que recentemente deixou João Pessoa, na Paraíba, e percorreu quase 3 mil quilômetros até chegar em Escolinha de Futebol de Anita Garibaldi.

.

O sonho de Rafaelly começou a ficar mais próximo em 2020, quando a atleta fez uma seletiva do Internacional em Anita Garibaldi. Na ocasião, o teste era voltado apenas para meninas acima de 14 anos, mas a família da jovem vislumbrou a oportunidade de colocar a atleta no radar do futebol local. O contato de Marilei Lourenssi, treinadora da escolinha, ficou no site do clube para que as meninas realizassem as inscrições. Foi aí que a família de Rafaelly conversou com a treinadora. Ela não pôde participar da seletiva em razão da pouca idade, mas a conversa trouxe frutos posteriormente.

.

Professora Marilei Lourenssi, coordenadora do projeto (Foto: Heron Queiroz) 

Sensibilizada, Marilei gostou da história de Rafaelly e família. Ela, então, começou a dar treinos on-line para a adolescente, e, em fevereiro, acertou a vinda da paraibana para Santa Catarina, que, chegando ao estado, passou a morar com a treinadora. Hoje, com brilho nos olhos, a atleta vive um sonho. “Sai cedo de casa por conta da oportunidade que surgiu de realizar o meu sonho e um dia ajudar minha família. Me inspiro na Marta, sempre gostei muito dela”, comenta.

.

Além de Rafaelly, outras atletas estão no holofote. É o caso de Mirela, Vitória, Fernanda e Maria, que já estão no radar de possíveis contratações do Internacional, de Porto Alegre sub-16 e 18. Além delas o clube monitora também Lara, Manu, Aline, Maria, Rafaelly, Barbára, Raissa e Michele.

.

Ao longo de seus 19 anos de existência, o Projeto de Futsal Feminino da Associação Atlética Superação já conquistou alguns títulos. Confira:

  • Microrregional JESC 12-14 anos (12 vezes campeãs)
  • Regional/Seletiva JESC 12- 14 (5 vezes campeãs)
  • Microrregional JESC 15-17 (10 vezes campeãs)
  • Regional/Seletiva JESC 15-17 (2 vezes)
  • Moleque Bom de Bola Microrregional (10 vezes campeãs)
  • Moleque Bom de Bola Seletiva/Regional (4 vezes campeãs)
  • Moleque Bom de Bola Estadual (4° lugar)
  • Olesc Microrregional (6 vezes campeãs)
  • Olesc Regional (2 vezes campeãs)
  • Olesc Estadual (5° lugar)
  • Joguinhos Abertos de SC Microrregional e Regional (Campeãs Microrregional e Regional na única vez que participaram)

 

 Algumas das atletas de destaque

 Fernanda Fernandes (Ex-Leoas da Serra)

Alice Barros (Ex-jogadora das Leoas da Serra)

Maria Caroline (Ex Inter de Lages e Leoas da Serra)

Carol Santos (Ex-jogadora das categorias de base Leoas da Serra)

Duda Zardinello (Ex- jogadora das categorias de base Leoas da Serra)

Eloise Mota (Jogadora do Internacional sub-15

FESPORTE

Deixe seu comentário: