Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

TEATRO EM ANITA GARIBALDI E NA REGIÃO

Compartilhe:
download

Se estivesse viva, Clarice Lispector (1920 – 1977) estaria perto de completar 100 anos. Considerada uma das maiores autoras da literatura brasileira, Lispector escreveu romances, ensaios, crônicas, relatos de viagem, deixou boas lições de humanidade e respeito e, com uma linguagem mais amena e singular, ainda se dedicou ao público infantil. Na esteira dessa celebração, o grupo Teatrando por Aí, de Florianópolis, estreia ‘O ovo, a galinha e a máquina de escrever’, uma peça homenagem que brinca com trechos da vida e da obra da escritora a partir de uma dramaturgia própria.

Em comemoração aos dez anos da trupe, completados em 2018, a turnê terá início na segunda, 18 de novembro, em Anita Garibaldi e segue para Abdon Batista (19), Celso Ramos (20) e Campos Novos (21 e 22). No total, serão 20 apresentações gratuitas no Planalto Sul catarinense com o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Confira a programação completa abaixo.

Escrito pela atriz e dramaturga Marina Monteiro, ‘O ovo, a galinha e a máquina de escrever’ é o quinto espetáculo autoral da trupe de Florianópolis e usa do humor, do amor, da dor e também de filosofia para homenagear a escritora. “Meu desejo é que essa peça desperte o brincante que tem em cada um de nós e que nos faça querer dançar com as palavras”, revela Marina. Para ela, o universo literário e biográfico de Clarice proporciona esse território do brincar com muita maestria. “Acredito que essa peça venha em um momento mais que oportuno. Levar teatro para escolas públicas nesse momento do país é um grande movimento. E levar uma peça que homenageia uma autora mulher brasileira, um movimento mais que necessário. Poesia, brincadeira, corpo e arte da palavra no chão da escola pública, para que juntos possamos compartilhar a grandiosidade da criação de uma mulher que é nosso patrimônio literário e merece lugar de destaque”. A peça é voltada para o púbico infantil, entre 6 e 11 anos, e tem duração de 45 minutos.

A turnê de ‘O ovo, a galinha e a máquina de escrever’ integra o projeto do grupo de levar o teatro para as escolas e no Planalto Sul catarinense conta com o patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia. De acordo com a empresa, “o objetivo é aproveitar o aspecto lúdico do teatro e de outras manifestações artísticas para facilitar a compreensão de lições sobre educação, cidadania, sustentabilidade, coletividade e outros temas relevantes”.

 

Agenda de apresentações

 

18 de novembro, segunda-feira

ANITA GARIBALDI

Local: Auditório da Escola Padre Antonio Vieira

Horários: 8h30, 10h, 14h e 15h30

 

19 de novembro, terça-feira

ABDON BASTISTA

Local: Auditório do Ceme Luiz Zanchett

Horários: 9h, 10h10, 13h45 e 15h40

 

20 de novembro, quarta-feira

CELSO RAMOS

Local: Ginásio Núcleo Rafaela

Horários: 9h15, 10h30, 13h15 e 15h

 

21 de novembro, quinta-feira

CAMPOS NOVOS

Local: Auditório da EEB Paulo Blasi

Horários: 8h45, 10h30, 13h45 e 15h30

 

22 de novembro, sexta-feira

CAMPOS NOVOS

Local: Auditório da EEB Paulo Blasi

Horários: 8h45, 10h30, 14h e 15h30

 

Sinopse

“O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, é uma grande brincadeira e uma grande dança pelo universo de Clarice Lispector, com direito à filosofia, humor, dança de galinha, dor de amor, nascimento, morte, ovo, palavra, tempo e lá vai. Que ao começar o trabalho, estejamos sempre todos preparados para errar, porque é o erro muitas vezes o nosso caminho. Com esse parafraseio da mestra, convidamos para errarmos juntos, com a alegria de quem brinca e ainda acredita na poesia, no afeto e na vida humana compartilhada; com a alegria de quem não cansa de se perguntar: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

 

Ficha técnica

Dramaturgia: Marina Monteiro

Direção: Loren Fischer

Elenco: Marina Monteiro e Raquel Stüpp

Figurinos e adereços: Adriana Bernardes 

Cenografia: Carlos Eduardo Martins

Trilha sonora: Carlos Roberto Jr.

Identidade Visual: Paula Albuquerque

Assessoria de Imprensa: Manoela de Borba

Coordenação geral: Eder Schmidt

 

Sobre o grupo

Teatrando Por Aí é formado por Eder Schmidt, Marina Monteiro e Raquel Stüpp, graduados no curso de Artes Cênicas da UDESC.  Foi criado ainda dentro da universidade, em 2005, e as afinidades pessoais e estéticas percebidas entre os integrantes contribuíram para a continuidade e pesquisa do grupo após a graduação. Eis que percebendo a carência de espetáculos infantis de qualidade, mais especificamente em Florianópolis, que o grupo começou a se dedicar à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos teatrais direcionados à infância. Em 2007, então, o grupo criou o espetáculo “Limpando, Cuidando e Perfumando a Natureza”, que por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio de empresas públicas e privadas, realizou gratuitamente centenas de apresentações em escolas públicas de SC e RS. Mais três espetáculos compõem o repertório do grupo atualmente: “Tecnópolis – Sem Livro Pra Contar História”, estreado em 2014, tendo realizado a primeira turnê do grupo fora da região Sul, no estado de Minas Gerais, “Onde Foi parar a Dona Gentileza?”, estreado em 2015 e voltado ao público de 10 a 15 anos, e “Salada Cherrie” que em 2018 percorreu 17 cidades com 66 apresentações gratuitas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os espetáculos dão continuidade à iniciativa do grupo em promover o acesso democrático ao teatro, contribuindo para a formação de plateias. Investindo em textos de autoria própria o grupo segue sua pesquisa buscando o questionamento constante, a cada trabalho investigando linguagens que busquem novas possibilidades no teatro para infância e juventude.

Deixe seu comentário: