Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sobre-nos

Compartilhe:

A história da Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi não é diferente da história das demais emissoras de rádio comunitárias no estado de Santa Catarina e do Brasil. Todas as rádios comunitárias tem um início difícil e complicado, com multas, lacres de equipamentos e a Polícia Federal agindo como mandam as leis em nosso país.

.

A Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi/SC teve seu início caracterizado como “rádio pirata” perante aos órgãos competentes. Sua história engraçada e ao mesmo tempo interessante iniciou no ano de 1998 com Paulo César Pires e Carminho Vicente de Amorim. No mesmo ano ainda surgia Adenilson Luiz Mota (Nylcynho).

.

A então emissora de rádio não tinha endereço fixo e entrava ao ar levando muita música, informação e comunicados para a comunidade. A sua sintonia também era engraçada. Como se tratava de “rádio pirata” a fiscalização da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) era frequente na região onde tiravam do ar e lacravam todos os equipamentos. Passava alguns dias e novamente era efetuada a compra de outro transmissor, em outra sintonia e lá estava no ar novamente a Rádio Alegria FM.

.

Tempos mais tarde mais pessoas tiveram a ideia e vontade de se juntar á equipe. Pessoas que até os tempos atuais ainda defendem a bandeira da emissora de rádio. Citamos aqui Soli Pacheco dos Santos e Miguel Duarte de Jesus. Com o ingresso de mais nomes no grupo, os pensamentos eram diferentes e visando o futuro.

.

A primeira ação destas novas pessoas foi a preferência em deixar a emissora fora do ar por algum tempo. Nesse intervalo, outras emissoras “piratas” entraram no ar na cidade mas não tiveram sucesso. A semente Alegria FM estava plantada em Anita Garibaldi e sabíamos que mais cedo ou mais tarde a Cidade dos Lagos teria sim uma rádio completa e legalizada.

.

Com essas pessoas e os demais que colaboraram financeiramente com a compra dos equipamentos, foi fundada a Associação Radiodifusão Comunitária Alegria de Anita Garibaldi. A pessoa de fundamental importância nesse processo de criação e registro da associação e posteriormente o braço mais que direito nas negociações e encaminhamentos junto ao Ministério das Comunicações em Brasília para o início de um longo e demorado processo de pedido de canal de rádio para o município foi o eterno e sempre lembrado Luiz Fernando Frizzo (In Memorian).

.

Frizzo “brigou com unhas e dentes” em defesa deste canal de radio comunitária para Anita Garibaldi/SC. O processo tramitou por muitos e muitos anos na capital federal onde infelizmente o nosso herói veio a falecer, onde não acompanhou a finalização e a então liberação da Rádio Alegria FM em nosso município.

.

A tramitação no Congresso Nacional em Brasília teve 11 anos de duração e quando menos esperávamos veio o sonhado comunicado oficial da liberação da Rádio Alegria FM em outubro de 2008 para Anita Garibaldi onde foi designado para entrar no ar em caráter experimental, operando na Frequência Modulada (FM) de 104,9 MHz inicialmente.

.

Com a publicação no Diário Oficial da União no final de outubro, entrou em caráter de experimentos a Rádio Comunitária Alegria FM 104,9 MHz de Anita Garibaldi/SC, onde por um período de 30 dias ficou no ar com apenas músicas e suplementos musicais.

.

No dia 05 de Dezembro de 2008, foi fundada a Rádio Alegria FM em caráter legal e definitivo, pelo então presidente Soli Pacheco dos Santos. Foi uma enorme festa com presença de autoridades, pessoas de forte influência na sociedade e Benção Religiosa com o Pe. Angelo Manoel da Cruz (Pároco na época e hoje membro da equipe de comunicadores) e teve com sendo a primeira transmissão ao vivo na emissora de rádio.

.

A intenção era criar uma rádio com uma linguagem diferenciada da apresentada em anos anteriores. A emissora começou com o projeto voltado para a comunidade e acompanhando o seu desenvolvimento.

.

São quase 12 anos de rádio legal em Anita Garibaldi, e com os avanços da tecnologia a rádio pode ser ouvida pela internet. Ferramenta de comunicação que passou a ser fundamental nos tempos atuais.

.

A programação veiculada na FM e pela Internet inclui a programação transmitida especialmente para a cidade de Anita Garibaldi, bem como programação variante de estilo da emissora, voltada para o público adolescente, jovem, adulto e idoso. Com uma programação de estilo eclética (todos os ritmos musicais) a emissora comemora a liderança na audiência.

.

A emissora chega em 2021 comemorando seu 12° aniversário, comemorando e defendendo o “status” de ser uma das rádios comunitária mais acessadas na internet no estado de Santa Catarina. A equipe capricha na programação com músicas, recados locais, divulgação do comércio local em forma de Apoios Culturais, horóscopos do dia, classificados, programação religiosa e quadros com participação ao vivo do ouvinte e distribuição de muitos prêmios em todos os dias.

.

A emissora não planejou ainda nenhuma grande festa, no fato de o município já estar sempre em todos os anos, com uma semana de muitas festividades e acontecimentos. Como a Festa da Padroeira e a Festa de Emancipação político-administrativa.

.

Sendo a única emissora de rádio devidamente legalizada na cidade, consequentemente é a mais ouvida, onde em pesquisas realizadas em todo o território do município apresentou índices de até 92% de audiência. Ou seja em cada 10 anitense, 9 acompanham a programação da rádio, dependendo do horário.

.

Como a emissora é comunitária o seu alcance é restrito. Restrição esta de 25 watts de potência em seus transmissores e antena com 30m de altura. O maior alcance é o público do município. Com a maior cobertura em território local sempre está focando em sua programação programas culturais e locais, onde divulga a tradição e costumes de nossa sociedade.

.

A programação é abastecida com comunicadores voluntários e que apresentam uma experiência diferenciada em toda a região. São eles: Juquinha,  Soli Pacheco, Osmar Conrado e Nylcynho Mot@. A programação tem início as 6h da manhã e encerra as 22h de segunda a segunda, onde conta com a execução de músicas no estilo pop, rock, dance music, música eletrônica, sertanejo, MPB e músicas regionais.

.

Em março de 2016 obedecendo ao novo Plano de Distribuição de Outorgas para rádios no país, visando a migração em massa das rádios no AM passarem para o FM, a emissora foi obrigada a trocar de sintonia. De 104,9 passou a operar em 87,9, no canal 200. A comunidade já aderiu de vez a nova sintonia como se nada tivesse acontecido e tudo segue dentro das normas legais.

.

Aos finais de ano, toca durante sua programação um tema de fim de ano com os principais cantores e bandas brasileiras que tocam na emissora. Assim como a Rede Globo, que possui seu tema, “A Festa é Sua”, a Alegria FM possui tema próprio, cujo refrão diz: ” Viver vale a Pena !!! Viva com ALEGRIA”

.

Rádio Alegria FM 87,9 MHz – 05 de Dezembro de 2021 – E os nossos 12 Anos.

————————————————————————————————————-

Rádio Alegria FM 87,9 MHz

“Uma das Rádios Comunitária de Santa Catarina mais acessadas na Internet”

.

Estúdio: Luiz Fernando Frizzo (In Memorian)

Anita Garibaldi – SC

Bairro Copercampos

Av. Idalino F. Sobrinho,n° 308

CEP: 88590-000

Fone: (49) 3543 0426

WhatsApp: (49) 9 9995 4511

Facebook: alegriafm

Instagram: @radioalegriafm87

Twitter: @alegriafm87

E-mail: alegriafm@hotmail.com

Site: www.alegriafm.net

.

A Direção

Deixe seu comentário: