Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Sistema deve avançar pelo Sul do país a partir de segunda-feira (23), com queda acentuada nas temperaturas e risco de fenômenos extremos no estado.
.
Santa Catarina deve enfrentar uma virada no tempo a partir da próxima segunda-feira (23), com a chegada de uma frente fria que vai provocar chuva em várias regiões e acentuada queda nas temperaturas. O sistema, que avança pelo Sul do Brasil, também pode trazer geada ampla e até precipitação de neve localizada nas áreas mais altas do estado.
.
De acordo com os institutos meteorológicos, a frente fria deve atingir principalmente as regiões entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e a faixa sul de São Paulo. Em Santa Catarina, há possibilidade de chuvas localmente fortes, especialmente nas regiões Norte, Oeste e Planalto Sul.
.
Além da chuva, a mudança no padrão climático trará uma queda expressiva nas temperaturas já na manhã de segunda. Ao longo do dia, o ar frio se espalha e avança para outras áreas do país, provocando a quarta friagem do ano, com efeitos até em regiões do Acre e Rondônia.
.
Com o frio intenso e a presença de umidade, há expectativa para ocorrência de neve na noite de segunda-feira nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Mesmo que localizada, a precipitação poderá ser observada em pontos do Planalto Sul e da Serra Catarinense.
.
Na terça-feira (24), o frio ganha ainda mais força. Há previsão de geada ampla nos três estados do Sul, com intensidade moderada a forte em áreas elevadas de Santa Catarina, como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. A geada também deve atingir o sul do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
.
As manhãs de quarta-feira (25) também serão geladas, com a persistência das geadas e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C em regiões de altitude. Apesar disso, a massa de ar frio começa a perder intensidade gradualmente a partir desse dia.
.
Diante das possíveis variações nos modelos de previsão, os meteorologistas recomendam atenção às atualizações diárias e aos avisos emitidos pelos órgãos oficiais, especialmente para agricultores, motoristas e moradores de áreas suscetíveis a fenômenos extremos.
.
Santa Catarina deve ter uma semana gelada, com cenários típicos de inverno rigoroso e a possibilidade de um espetáculo raro: a neve.
.
SCC10