Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Santa Catarina se prepara para enfrentar uma onda de frio intenso a partir desta segunda-feira (23), com destaque para a Serra, onde as temperaturas devem atingir temperaturas negativas e há possibilidade de neve e geada.
.
De acordo com a previsão meteorológica da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de uma frente fria entre a tarde deste domingo (22) e a segunda-feira (23) dará lugar a uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que provocará uma forte queda nas temperaturas em todo o estado, especialmente entre terça (24) e quarta-feira (25).
.
Na Serra Catarinense, as temperaturas mínimas devem chegar a -5°C, com risco alto a muito alto de desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias. No Grande Oeste, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí, as mínimas também serão negativas, enquanto no Litoral e Baixo Vale do Itajaí os termômetros devem marcar entre 4°C e 10°C.
.
Há ainda uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, entre a noite de segunda (23) e a manhã de terça-feira (24), em pontos mais altos da Serra. Isso pode ocorrer devido ao encontro entre a umidade remanescente da frente fria e o ar polar que avança com força pelo Sul do Brasil.
.
A formação de geada intensa e generalizada também é esperada para as madrugadas de terça e quarta-feira, o que pode provocar congelamento de pistas em áreas suscetíveis, especialmente em trechos de rodovias da Serra Catarinense.
.
Autoridades recomendam atenção redobrada com a população mais vulnerável, como idosos e pessoas em situação de rua, além de cuidados com a saúde e segurança no trânsito.
.
A Defesa Civil de Santa Catarina deve emitir alertas mais específicos conforme o avanço da frente fria e a confirmação dos modelos meteorológicos nos próximos dias.
SCC10