G-3SYCTD5ZQT
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Santa Catarina vive em 2025 o inverno mais frio dos últimos 25 anos. A conclusão é de um estudo conduzido pelo professor Mário Quadro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), divulgado nesta terça-feira (26) pelo NSC Total.
A análise revelou que as temperaturas do inverno meteorológico, que abrange os meses de junho, julho e agosto, estão, em média, entre 1°C e 1,5°C abaixo do esperado em todo o estado desde 2020.
Até esta quarta-feira (27), já foram registrados três episódios de neve, geada e amanhecer com mínimas negativas. Em julho, Bom Jardim da Serra, na Serra, registrou a menor temperatura do Brasil, com -10,4°C.
Segundo o professor, a ausência de bloqueios atmosféricos, que em anos anteriores impediram a entrada de ar polar, permitiu a chegada de massas frias mais intensas em 2025.
“O ano recente que mais se aproximou foi 2016, mas ainda assim ficou menos frio no Oeste. Outro exemplo foi 2013, com a famosa neve do Cambirela”, explicou Quadro.
Segundo a Epagri/Ciram, há quatro cidades em que a neve é mais comum em Santa Catarina: São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. O fenômeno se deve a fatores como relevo, altitude e a posição geográfica da região.
“O encontro das massas frias vindas do polo com as úmidas e quentes da Amazônia favorece esse cenário”, destacou o meteorologista Marcelo Martins.