G-3SYCTD5ZQT

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A OBRIGATORIEDADE EM 2026

Compartilhe:
novo-ensino-medio

A partir de 2026, o Novo Ensino Médio se torna obrigatório em todas as escolas do Brasil, marcando a implementação completa do novo currículo. Essa mudança traz maior carga horária para a formação geral (2.400 horas) e reduz a parte flexível do currículo para 600 horas, permitindo o aprofundamento em áreas de interesse via itinerários formativos. O modelo também inclui o Projeto de Vida, focando no desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.
Principais mudanças a partir de 2026:

.
Obrigatoriedade Completa: A nova estrutura curricular entra em vigor para todos os alunos, com a implementação gradual já iniciada em 2025 para a 1ª série.
Carga Horária Ampliada: A carga horária total do Ensino Médio passa para 3.000 horas.
Formação Geral Básica: As 2.400 horas se dedicam a disciplinas comuns e obrigatórias, como português, matemática, química e física.
Redução da Parte Flexível: As 600 horas (mínimo) reservadas aos itinerários formativos são utilizadas para aprofundar conteúdos e escolher trilhas de aprendizagem em áreas específicas.
Itinerários Formativos: Os alunos podem se aprofundar em áreas de seu interesse, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de ter a possibilidade de formação técnica e profissional.
Projeto de Vida: Um espaço dedicado à reflexão sobre objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais, para auxiliar na construção de um futuro mais alinhado às aspirações do estudante.

.

.

.

Fonte: Ministério da Educação

Deixe seu comentário: