Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No trimestre, a previsão segue com a chuva na média a abaixo da média climatológica em SC. A chuva será mal distribuída no estado, com valores pouco significativos e outros mais elevados em localidades da mesma região, e com distribuição irregular durante o período.
.
Destaque: eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, recomendamos o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados sobre as previsões.
.
Climatologia (o que se espera para época do ano):
No trimestre, a chuva é causada pelas frentes frias, que chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, por sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste. No mês de maio, os valores esperados de chuva variam de 110 a 200 mm em média do Oeste ao Planalto e de 70 a 130 mm nas demais regiões. Nos meses de junho e julho, a média climatológica é de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral, sendo o mês de julho menos chuvoso em relação a junho.
.
No trimestre ciclones extratropicais são frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso,mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
Temperatura:
No trimestre a temperatura estará próxima a média climatológica em SC. Massas de ar seco atuarão com mais frequência, mais frias a partir de maio com madrugadas de temperatura baixa e formação de geada ampla no Estado. No outono também podem ocorrer dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), quentes e úmidos associados ao predomínio de massas de ar seco e quente, caracterizando os “veranicos” especialmente no mês de maio. Ressalta-se que neste ano serão mais freqüentes os dias com maior amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima do dia), com amanhecer frio e tardes agradáveis ou quentes para a época do ano. Especialmente em junho e julho, além de geada e nevoeiros, podem ocorrer episódios de neve no Planalto Sul.