
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A cidade de Lages viveu um momento histórico no último sábado, com a ordenação de Monsenhor Gilson Meurer como Bispo Diocesano. A cerimônia, marcada por grande simbolismo, ocorreu na Catedral Diocesana e reuniu padres, bispos e fiéis da região e de outras partes do Estado.
.
Durante o ato religioso, Monsenhor Gilson recebeu as ordens episcopais e assumiu oficialmente a liderança da Diocese de Lages, tornando-se a maior autoridade da Igreja Católica na região. Com sua nomeação pelo Papa Leão XIV, Dom Gilson passou a ser o sexto bispo da Diocese de Lages, sucedendo Dom Guilherme Werlang, MSF, que atuou de 2018 a 2025.
.
A solenidade, que se estendeu além do meio-dia, foi presidida por autoridades eclesiásticas, incluindo o Vigário Judicial Padre Davi Bruno Goedert, que desempenhou um papel importante durante o rito. O evento contou com a presença de uma grande quantidade de padres, bispos do sul do Brasil e familiares de Dom Gilson, que ocuparam os bancos da Catedral.
.
A ordenação de Dom Gilson Meurer é um marco histórico para a Diocese de Lages, que registra na sua trajetória os seguintes bispos:
.
1º Bispo: Dom Daniel Hostin, OFM (1929-1973)
2º Bispo: Dom Honorato Piazera, SCJ (1973-1987)
3º Bispo: Dom João Oneres Marchiori (1987-2009)
4º Bispo: Dom Irineu Andreassa, OFM (2010-2016)
5º Bispo: Dom Guilherme Werlang, MSF (2018-2025)
6º Bispo: Dom Gilson Meurer (27/12/2025 – presente)
.
Com sua ordenação, Dom Gilson Meurer assume um compromisso pastoral significativo, que, além da administração diocesana, envolve a liderança espiritual e o cuidado com a comunidade católica da região. A Diocese de Lages, que abrange uma área vasta e diversa, agora tem um novo líder para guiar a Igreja na Serra Catarinense.
.
Agora Bispo Emérito da Diocese de Lages, Dom Guilherme retorna temporariamente à terra natal, mas aguarda novas missões
.
Dom Guilherme Werlang foi às redes relatar esse período de transição na vida religiosa após completar (em 5 de agosto deste ano), 75 anos de vida.
.
“Agora estou provisoriamente em São Carlos (Santa Catarina). Trouxe a pequena ‘mudança’ dos meus ‘pertences’, como roupas, livros, algumas lembranças que fui recebendo nesses 46 anos de MSF (abreviação de Missionário da Sagrada Família), Padre e Bispo.
.
A caminhada
“No dia 18 de fevereiro de 1963, com 12,5 anos de madrugada, meu pai, meu irmão João Carlos e eu saíamos de casa para eu poder ingressar no Seminário dos Missionários da Sagrada Família, em Maravilha. Saímos carregando malas e sacos do enxoval necessário para o seminário. Agora, depois de 62 anos e 10 meses, já tendo completado os meus 75 anos, tive a renúncia ao Ofício de Bispo Diocesano aceito pela Igreja conforme ditam as leis do Direito Canônico. A MISSÃO continua, mas em outra dimensão. Será uma experiência totalmente nova para a qual tenho tentado me preparar mental, espiritual e emotivamente já por algum tempo. Como isso será e acontecerá na prática, não sei dizer agora, mas acolherei com alegria e amor. Ao menos essa é minha expectativa e disposição interior”.
.
“No momento, estou retornando, mesmo como Bispo Emérito de Lages, SC para minha terra natal, no aguardo de uma nova missão, possivelmente na Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Ainda não sei nem lugar e nem SERVIÇO, mas estou aberto a uma experiência nova, uma missão nova, onde Deus, a Igreja e a Congregação quiser me enviar (…). Meu sentimento e minha palavra hoje, olhando o LONGO caminho já percorrido é GRATIDÃO, GRATIDÃO E GRATIDÃO”.
.
Blog Edson Varela